mercoledì 1 aprile 2009

Festa do Cinema Italiano

A segunda edição da Festa do Cinema Italiano começa amanhã, em Lisboa, e promete mais de 20 filmes, grande parte em estreia nacional, e conta com a presença dos realizadores.
O festival decorrerá até ao dia 9 de Abril no cinema King, mas com eventos paralelos na Cinemateca Portuguesa, cabaret Maxime, Fábrica do Braço de Prata e lojas FNAC.
À segunda edição, a Festa alarga-se ao Porto com sessões no sábado e domingo, no Teatro do Campo Alegre.
Tal como na edição de estreia, o evento pretende colmatar uma lacuna no que toca à exibição da recente produção cinematográfica italiana, mas desta vez a oferta é mais variada, porque incluirá documentário, ficção, curtas e longas-metragens.
A Festa abrirá com um concerto dos Chibanga Groove Quartet no Intermezzo Cocktail Bar, em Lisboa, mas as exibições de cinema arrancam apenas na sexta-feira.
A abrir passará "O passado é uma terra desconhecida", de Daniele Vicari e protagonizado por Elio Germano, um dos actores mais requisitados actualmente no cinema italiano que marcará presença em Lisboa.
No dia seguinte, Elio Germano apresentará a comédia "Tutta la vita davanti", de Paolo Virzì, também no cinema King.
Da programação destaque ainda para a presença em Portugal da documentarista Alina Marazzi, que estará no dia 8 no Instituto Italiano de Cultura de Lisboa para mostrar dois documentários.
O encenador Jorge Silva Melo apresentará no dia 9 o filme "Beket", uma adaptação experimental de "À espera de Godot", de Samuel Beckett, pelo realizador Davide Manuli, que estará presente na sessão.
Serão ainda exibidas dez curtas-metragens seleccionados do festival italiano Maremetraggio e a Cinemateca Portuguesa dedicará um ciclo ao cinema da Sardenha.
A festa encerrará com a antestreia nacional de "Almoço de 15 de Agosto", filme que o realizador Gianni di Gregorio apresentará a 9 de Abril no cinema King.
Premiado em 2008 no festival de Veneza e produzido por Mateo Garrone (realizador de "Gomorra"), o filme estreará nos cinemas portugueses a 16 de Abril.
Além do cinema, a Festa do Cinema Italiano incluirá uma actuação da cantora siciliana Patrizia Laquidara, no dia 6 no Cabaret Maxime.

Nessun commento: