venerdì 23 maggio 2008

"Um Olhar Sobre a Pobreza"

Excerto da entrevista ao coordenador do estudo "Um Olhar Sobre a Pobreza"

[…] E a opinião pública pergunta: onde estão os pobres?

Esse é outro problema: o da definição de pobreza. Quando se pensa em pobreza, pensa-se em miséria ou nos sem-abrigo. O pobre, na definição adoptada no estudo, é alguém que não consegue satisfazer de forma regular todas as necessidades básicas, assim consideradas numa sociedade como a nossa. Miséria é uma parte disso. […]

PÚBLICO - António Marujo

Onde estão os pobres? Isto faz-me uma raiva, é sempre a mesma coisa, pobre é maltrapilho, sujo e fedorento, se tem a camisa lavada não é pobre. Lembro-me de um episódio, em que uma pessoa, claramente com direito a uma casa num bairro social me disse: é preciso ir para lá todos os dias, suja, mal vestida e a chorar baba e ranho e eu tenho demasiada dignidade para fazer isso. Nem é preciso contar como acabou a historia pois não?

Para ler o artigo completo: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1329698&idCanal=62

2 commenti:

alex ha detto...

não duvides que é mesmo assim.

um dia destes, na televisão, o tipo da AMI dizia que há cada vez mais gente a ir à sopa dos pobres...e não são só os maltrapilhos, são os que se sujeitam a isso para poderem continuar a suportar as prestações da casa, por ex, com os juros sempre a subir.

Scarlata ha detto...

Aqui passa-se o mesmo, gente que era remediada agora vai à cantina dos pobres... mundo merdoso!