lunedì 5 novembre 2007

Eliminemos as incandescentes!

Chegou a ora de eliminar as lâmpadas incandescentes que consomem as nossas poupanças e que sufocam o planeta. Uma lâmpada incandescente tradicional dispersa sob forma de calor 90% da energia eléctrica: Somente 10% se transforma em luz. Nos dias de hoje são sempre mais difusas as lâmpadas fluorescentes compactas que, a paridade de luz difundida, permitem de abater os consumos energéticos de 80%.
Com as lâmpadas fluorescentes compactas (LFC) poupas muitíssimo na conta da electricidade. Vai ao site da greepeace para calcular aproximativamente a poupança.
Passar às LFC permite poupar dinheiro e diminui as emissões de gás serra responsáveis pela mudança climática, a mais grave emergência ambiental do momento.
Em toda a Europa Greepeace pede a eliminação das lâmpadas incandescentes, fazendo pressão junto dos governos, produtores e revendedores. A grande distribuição joga um papel crucial na remoção do mercado das lâmpadas incriminadas e na implementação da venda de lâmpadas que respeitem o ambiente. O mundo não precisa de mais energia, precisa de utilizar bem aquela que tem. Permitir a venda de produtos altamente ineficientes é um luxo que não nos podemos permitir. Eliminemos as incandescentes!

2 commenti:

alex ha detto...

eu sou claramente adepta, mas acredito que muita gente não adere por causa do investimento inicial. é preciso ter dinheiro para se poder poupar.

Scarlata ha detto...

mas olha que a contas feitas... uma lampada LFC dura 9 anos! Fonix, as outras estou sempre a substitui-las!

Bastaria substitui-las a pouco e pouco.